O Ministério da Justiça prepara-se para extinguir as comarcas de Sever do Vouga e de Castelo de Paiva. Consequência da reorganização do mapa judiciário que vai obrigar ao encerramento de 47 tribunais e que vai colocar 300 juízes em itinerância.
As primeiras reações são negativas com críticas de vários setores, desde advogados, funcionários judiciais, juízes e autarcas de localidades afetadas pelo encerramento.
A proposta da Ministra da Justiça para o novo Mapa Judiciário passa pelo encerramento de 47 tribunais em sedes de concelho.
O Governo abandona o projeto de José Sócrates de reduzir as atuais 231 comarcas para 39 e decide criar uma grande comarca de base distrital, isto é, reduz para um total de 20, sendo 18 no continente e duas comarcas em Açores e Madeira.
Cada comarca ou grande instância distrital terá secções especializadas a funcionar em diversos pontos do distrito, que respondem perante um só orçamento e um mapa de funcionários.
A cerimónia de abertura do Ano Judicial deverá ficar marcada no arranque da semana pelas críticas ao processo. Diário de Aveiro |