Os 14 alunos contemplados com Bolsas de Estudo Municipais do Ano Letivo 2011/2012 reconhecem que a ajuda é fundamental. Nesta edição candidataram-se à atribuição de Bolsa de Estudo 36 Alunos, tendo sido excluídos 6 por incumprimento dos critérios de seleção.
As 14 Bolsas de Estudo vão para Estudantes do Ensino Secundário e do Ensino Superior residentes no Município de Ílhavo. São 8 novas Bolsas e 6 a renovações (Alunos a quem foi atribuída Bolsa no ano anterior e que mantiveram o nível de aproveitamento escolar). O montante da Bolsa varia entre 51,13 euros e 102,25 euros, consoante se trate de um Aluno do Ensino Secundário ou do Ensino Superior.
Os pais dizem que toda a ajuda é importante. “Está-se a dar bem. É o último ano. Têm que levar dinheiro e os ordenados são pequenos porque só o meu marido ganha. O meu filho tem força de vontade para fazer o curso e este é o futuro deles. Sempre foi exemplar. O apoio é bom porque é uma ajuda para eles não se sentirem inferiores aos outros”, relatava uma mãe no final da cerimónia.
Os jovens reconhecem dificuldades em tempos de crise. “Este é um incentivo que me vai ajudar. Temos dificuldade para pagar livros, alimentação e tanta coisa. Sempre fui habituado às dificuldades. Temos que nos sujeitar ao que temos e lutar por mais qualquer coisa. O meu sonho passa pelo ensino superior ou entrar para a polícia. Alguns colegas passam dificuldades e gerem a vida como podem tentando ser discretos. Ainda assim tenho confiança no futuro”.
Paulo Costa, vereador da Câmara de Ílhavo responsável pela área social, diz que sente o conforto da ajuda que é dada às famílias e que este é um dos programas mais importantes da autarquia. “Este programa tem grande significado. Foi o meu primeiro dossiê em que peguei quando cheguei à CMI em 2001. Qualquer câmara deve ter essa obrigação e essa vontade. É um programa de sucesso olhando à procura que tem mas o mais importante é chegar ao final do ano e saber que acabaram o curso e estão empregados. É dinheiro de todos que é bem aplicado”. Diário de Aveiro |