O BE questiona o Governo sobre o despedimento de trabalhadores na Move On a sucessora da Aerosoles. Segundo nota do partido, a empresa anunciou no dia 26 de Janeiro que irá proceder ao despedimento de 100 trabalhadores. A empresa é detida em 51% pela multinacional indiana Tata, que se tornou no maior acionista após ter adquirido a posição que era detida pelo Estado no capital social da empresa.
O Bloco de Esquerda “considera esta decisão gravíssima porque vai aumentar ainda mais o desemprego em concelhos que já têm das taxas de desemprego das mais elevadas do país” e lembra que “estes despedimentos acontecem depois de ter existido um compromisso entre o Estado português e o grupo indiano Tata na altura da venda da posição estatal, que previa a manutenção da empresa de Ovar de todos os seus postos de trabalho”.
Considera a decisão “completamente inexplicável”, uma vez que “ainda há três meses o Sindicato do Calçado terá estado reunido com a administração da empresa e esta não terá comunicado as dificuldades que agora invoca para justificar os despedimentos”.
Na criação da Move On, em 2009, o Presidente do grupo Investvar previa que esta empresa vendesse mais do que a Aerosoles em 2012. Diário de Aveiro |