Gil Nadais reclama igual atenção para a linha do Vouga à que levou o Governo PSD-CDS a decidir recolocar os carris para o regresso do comboio no ramal da Lousã. A ligação Aveiro - Águeda, garante o edil socialista, até movimenta mais passageiros. “Se numa linha que tem menos utilizadores que a Linha do Vouga vão colocar os carris não faz sentido fechar uma linha modernizada onde se gastaram milhões de euros e que serve um elevado número de utilizadores. Deve haver coerência. Se temos mais passageiros sesta é mais rentável”.
Cerca de 600 mil pessoas utilizam o vouguinha no percurso entre as duas cidades, apesar da CP, ultimamente, não fornecer dados atualizados.
A partir de Aveiro já se ouviram vozes da Câmara a considerar, mais importante, garantir o transporte para as populações, deixando antever como certo o fecho da linha. “Aveiro depende de quem fala por Aveiro. Tem muitas vozes. Umas a favor e outras contra”.
O Governo adiou o encerramento da linha para encontrar alternativas de transportes coletivos que ainda não forem anunciados.
Se for necessário, à semelhança do que fizeram as gentes da Lousã, a Câmara de Águeda também irá para a porta do ministro da Economia protestar. Diário de Aveiro |