UNIVERSIDADE DE AVEIRO INAUGURA LABORATÓRIO DE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA.

A Universidade de Aveiro inaugura, hoje, o Laboratório de Ilustração Científica. Trata-se de uma estrutura pioneira em Portugal. É um espaço destinado à investigação e experimentação no universo da imagem documental — ilustração científica — enquanto modelo de comunicação do conhecimento científico.

Esta estrutura procurará ser «um espaço de diálogo produtivo entre o universo de investigadores e os técnicos especialistas em ilustração científica que poderão dar corpo imagético à ciência produzida e onde a sinergia inter e intradepartamental é uma das metas propostas», explica o docente e ilustrador científico Fernando Correia, coordenador desta estrutura.

A interação e colaboração com outras instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, ou de outra natureza, está também prevista, podendo passar por convénios de colaboração (para intercâmbio de discentes e docentes), desenvolvimento de projetos ou mesmo a prestação de serviços e assessoria, explica ainda o coordenador.

Simultaneamente, será inaugurado o Expo DBIO, um nicho expositivo que pretende trazer a público a complexidade, estética e rigor científico de ilustrações criadas propositadamente para complementarem e, por vezes, suplementarem o discurso científico descritivo. O espaço, também coordenado por Fernando Correia, abre com a exposição «Aquarelas botânicas», uma mostra de 45 quadros de Paulo Ormindo que dá início ao ciclo de programação em 2012.

Uma hora antes das inaugurações, às 17h, terá início uma palestra do ilustrador científico de renome internacional, Paulo Ormindo, intitulada «A Arte Botânica no Brasil - Ciência e Arte». O ilustrador científico que com este convite da Universidade de Aveiro está pela primeira vez em Portugal, leciona, até 29 de janeiro, no Curso de Formação em Ilustração Cientifica (DBIO / Departamento de Comunicação e Arte-DECA) e na unidade de formação «Ilustração Botânica».

Para além de ilustrador científico na área da botânica, Ormindo é também chefe do Departamento de Artes e docente do Curso de Belas Artes do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, autor de ensaios e livros, dos quais se destaca «Árvores notáveis - 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro» (2009), galardoado com o prémio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira de Livros.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt