REDE DE CICLOVIAS EM ÁREAS RIBEIRINHAS PODE POTENCIAR NOVO PRODUTO TURÍSTICO.

O IX Congresso Ibérico "A Bicicleta e a Cidade" vai ter lugar na Murtosa, confirmou hoje a edilidade local em comunicado.

O encontro está agendado para o período entre 27 de Abril a 1 de Maio e é organizado pela Federação Portuguesa de Ciclo-Turismo e Utilizadores da Bicicleta e o Município da Murtosa. O Congresso realiza-se há 18 anos, de forma alternada, em Espanha e Portugal, "sendo um dos encontros de referência do mundo da bicicleta como meio de transporte e de lazer quotidianos na Península Ibérica".

A edição anterior realizou-se em Sevilha, Espanha, em Outubro de 2010.

Numa época em que não abundam empregos, o Turismo de Natureza na zona da Ria de Aveiro pode ser uma alternativa para combater a crise. Para atrair visitantes está em curso um investimento de um milhão de euros, naquela que será uma das maiores redes de ciclovias de Portugal, com 175 Km, ligando os Concelhos de Estarreja, Ovar e Murtosa, "temos uma infraestrutura num lugar singular que é a Ria, só faltam pessoas com espírito de risco para investir no projecto", disse Gil Ribeiro, coordenador do projecto Ciclo Ria, iniciativa inter-municipal.

Joaquim Baptista, Vereador na Câmara da Murtosa, sugere algumas propostas de negócio que podem ser incentivadas. "É um turismo para nichos de mercado e com sazonalidades distintas, há um grande número de actividades procuradas por muitas pessoas que, promovidas profissionalmente, podem ser um forte produto turístico", disse. Pedalar à volta da Ria pode ajudar a enfrentar a crise e gerar empregos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt