Exposição de pintura de JAYR PENY na galeria situada no edifício municipal Morgados da Pedricosa, junto ao Museu de Aveiro. Iniciativa do AveiroArte (Circulo Experimental dos Artistas Plásticos de Aveiro) que dá destaque a um dos artistas mais criativos da sua geração estando a sua Obra representada em Museus, coleções particulares e públicas nomeadamente no Brasil, Portugal, Alemanha, Austrália, Inglaterra, França, Itália, Córsega e nos Estados Unidos da América. Atualmente reside no concelho de Sintra, em Portugal, onde consolida a sua Arte.
Jayr Peny nasceu em 1965 na cidade de Natal no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Logo muito cedo, incentivado pelos seus pais, desejou ser artista plástico para poder mostrar aos outros a sua forma de ver os coisas e o mundo. Iniciou então a sua carreira como Artista Plástico profissional em 1981.
A sua formação inclui a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Pintura) e Escola de Artes Plásticas Atelier Central (Desenho Artístico). Em Natal, realizou uma vasta Obra, sendo reconhecido pela crítica especializada como um dos Artistas mais coerentes com a sua Arte, Jayr Peny é sócio-fundador da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Rio Grande do Norte e detentor da Grande Medalha de Prata da Sociedade Brasileira de Belas Artes no Rio de Janeiro.
Considera-se um “figurativista remanescente” e ao longo de sua carreira já realizou 44 exposições individuais nomeadamente em Portugal, Brasil, França e Estados Unidos da América.
A abertura da exposição está marcada para as 17h30 deste sábado. Diário de Aveiro |