Amanhã é dia de Cortejo de Reis na Gafanha da Nazaré. Sai à rua logo pela manhã com concentração na zona da Remelha para um percurso que vai passar pelas principais vias da cidade com encenações. O padre Francisco Melo, pároco da Gafanha da Nazaré, recorda que o Cortejo ganhou novo impulso com o envolvimento da catequese. Ainda assim diz que é preciso inovar e admite que a questão dos horários possa sofrer ajustamentos no futuro.
“O ano passado fizemos um esforço grande ainda motivados pelos 100 anos da Paróquia. O cortejo tem sempre três dimensões (religiosa, manifestação cultural e uma componente económica). Este ano não há alterações mas alguma coisa temos de fazer. Está a ficar muito igual. No ano passado melhorámos autos, som, cenários e muita coisa foi mudada mas ainda há mais a fazer".
O pároco da Gafanha da Nazaré admite levar à discussão uma mudança de horários. "Ainda não falei com ninguém mas tenho sentido que começa demasiado cedo. Começa às 8h00 e as pessoas têm que se levantar muito cedo. Penso que não tem que passar para a tarde e se passar para a tarde questiono se não vai trazer mais gente e criar outra envolvência”, admite o pároco da Gafanha da Nazaré preparado para discutir esta questão com a comunidade.
Desfile de Reis com saída de Remelha, na Gafanha da Nazaré, este domingo, por volta das 8h00. Diário de Aveiro |