AVEIRO ADERIU À REDE IBERO-AMERICANA DE CIDADES MÉDIAS.

A Assembleia Municipal de Aveiro aprovou a adesão do município à Rede Ibero-Americana de Cidades Médias (RIACIM). Uma nova plataforma de cooperação permanente, a partir da União Europeia, mas entre as cidades médias ibéricas e da América Latina, atendendo às afinidades históricas, linguísticas e culturais existentes.

A rede constitui uma oportunidade de troca de experiências e preparação conjunta de candidaturas a financiamento e desenvolvimento de projectos comuns.

Nelson Peralta, do Bloco de Esquerda questionou o interesse para Aveiro em participar em redes de cariz internacional com estas caracteristicas. "Porque é que Aveiro está em tantas redes internacionais sem que daí se vejam proveitos ou efeitos", questionou. "Valorizo as redes associativas de municípios porque cada vez mais as cidades deixaram de ser espaços físicos para serem espaços de fluxos e circulações", adiantando que "depois, existem 600 mil pessoas a falar português e castelhano no mundo e a língua oficial da rede é o inglês, não compreendo", disse.

Ana Seiça Neves, do PS também expressou duvidas relacionadas com o impacto que este tipo de adesão a uma rede de cidades Ibero-Americanas terá em Aveiro.

O Vereador Pedro Ferreira justifica a adesão com o facto de se perspectivarem acções de Loby e o projecto não ter custos para a Autarquia. "Temos de perceber até onde queremos chegar e decidimos integrar o projecto porque não existem encargos para o município", retorquiu.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt