MATA DO BUÇACO QUER RECEBER COMEMORAÇÕES OFICIAIS DO DIA MUNDIAL DA FLORESTA EM 2012.

O ano 2012 promete ser especial para a Mata do Buçaco com a proposta de acolhimento oficial da celebração do Dia Mundial da Floresta. Na agenda para o próximo ano há 3, 3 milhões de euros a pensar na afirmação como destino turístico. Será um ano de bras de recuperação e revitalização de infraestruturas e programas de atividades atrativos na aposta para fazer da Mata pólo de atração turística a nível regional, nacional e internacional.

A criação de um Centro Interpretativo; a transformação de quatro Casas Florestais em unidades de alojamento turístico; a criação de um miradouro virtual e de guias multimédia; a recuperação dos trilhos da água, das portas de entrada da mata e do Convento de Santa Cruz; o melhoramento da sinalética e o estabelecimento do controle automático de entradas são alguns dos grandes marcos de 2012.

O plano de atividades preparado a pensar quer na comunidade local quer em visitantes de todo o país e do estrangeiro, fazem de 2012 o ano de afirmação deste Património Nacional de Interesse Público que tem, ainda, verdadeiras relíquias da floresta autóctone portuguesa.

Por essa razão, ações remuneradas visando a Sustentabilidade Florestal, como a iniciativa “Manter a Mata do Buçaco Sustentável, combater as invasoras lenhosas”, destinada a jovens voluntários dos 18 aos 30 anos sustentam o desejo, já comunicado à Ministra da Agricultura, de a Mata Nacional do Buçaco ser escolhida para receber as comemorações oficiais do dia Mundial da Floresta 2012.

Em 2011, a Mata Nacional do Buçaco foi visitada por mais de 200 mil pessoas, que garantiram cerca de 80% do orçamento da FMB. Com uma gestão responsável, reconhecida pelo Prémio Empreendedorismo da Fundação Luso, foi possível ainda criar 20 postos de trabalho direto, empregando jovens da freguesia do Luso e do concelho de Mealhada.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt