Cerca de três dezenas de alunos adolescentes com um percurso escolar considerado irregular vão viver durante quatro dias no campus da Universidade de Aveiro (UA), iniciativa que quer combater o abandono escolar.
Trata-se do “Campus Júnior” que irá decorrer de hoje a 16 de abril e que conta com a participação de 26 alunos, entre 13 e os 15 anos, de escolas do concelho de Aveiro para despertar vocações e combater o abandono escolar.
“Queremos que o programa funcione como uma espécie de injeção de motivação e de entusiasmo para jovens adolescentes que às vezes atravessam fases criticas no seu desenvolvimento e na sua relação com a escola e a sociedade”, disse à Lusa, António Neto Mendes, diretor do “Campus Júnior”.
Segundo o mesmo responsável, a seleção dos alunos ficou ao critério das escolas, de acordo com orientações gerais da UA. “Isto é pensado para alunos que têm baixas expectativas quanto ao prosseguimento de estudos, porque têm percursos escolares irregulares, feitos de altos e baixos”, explicou António Neto Mendes.
A aventura universitária começou, hoje, às 14h, com a receção dos participantes. Os alunos ficarão alojados nas residências universitárias e irão desenvolver atividades científicas diversas, como percorrer um trilho no parque municipal e visitar o laboratório SAPO da UA, e participar em programas de lazer, como um safari fotográfico na cidade e um workshop de rap.
O grupo dos 26 escolhidos será acompanhado por monitores que são estudantes da UA e outros indicados pela União para a Acção Cultural e Juvenil Educativa. “É uma experiência única para todos e em alguns casos também é a primeira vez que vão ficar fora de casa afastados da família durante três noites. Isso está a ser recebido com uma expectativa muito positiva por parte dos alunos”, salienta António Neto Mendes.
Diário de Aveiro |