O Governo homologou a criação de uma associação envolvendo a Universidade de Aveiro e o Hospital Infante D. Pedro, que prevê a cooperação entre as duas instituições na área da saúde, anunciou ontem o Ministério da Saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, refere em comunicado que esta cooperação “permite aproveitar o conhecimento adquirido e o espírito empreendedor da Universidade de Aveiro que, aliado ao Hospital de Aveiro e à prestação de cuidados de saúde, representará um avanço qualitativo nesta prestação de cuidados”.
Paralelamente, “oferece novos caminhos para a investigação e inovação no sector da saúde”.
Em declarações à Lusa, o director do Hospital de Aveiro, Francisco Pimentel, congratulou-se com esta decisão, mas disse que vai ser preciso repensar todo o processo.
“Temos hoje uma realidade diferente daquela que existia em 2008 quando foi apresentado o projecto”, explicou o mesmo responsável, alegando que, entretanto, a Universidade de Aveiro passou a Fundação e, por outro lado, o Hospital deverá integrar a partir de Janeiro o futuro Centro Hospitalar de Aveiro.
A Associação Saúde e Conhecimento tem por objecto a promoção, o apoio e a dinamização da cooperação entre as duas instituições na formação, na investigação e desenvolvimento, bem como a melhoria da prestação de cuidados de saúde.
Uma das vantagens da criação desta associação é a possibilidade de obter fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional para o financiamento de actividades de investigação e prestação de cuidados de saúde.
Diário de Aveiro |