A Câmara de Aveiro (PSD/CDS-PP) vai criar um Observatório Municipal do Turismo para analisar o sector turístico de um modo estruturado e sustentado, anunciou e a autarquia.
“Temos vindo a fazer algum trabalho de análise na área do turismo, mas devido à quantidade de dados que temos e à necessidade de eles serem tratados por especialistas nesta área, decidimos avançar para este observatório”, disse à Lusa o vereador na Câmara de Aveiro, Pedro Ferreira.
A criação desta estrutura, que terá como entidade técnica responsável os serviços de turismo do município, foi aprovada, por maioria, na última reunião do executivo municipal.
Segundo Pedro Ferreira, a autarquia vai começar já a recolher os necessários pareceres das várias entidades para avançar com a criação do observatório.
“A partir de Setembro vamos ter o observatório a fazer análise”, prevê o vereador, adiantando que os primeiros resultados devem estar disponíveis em Janeiro de 2011.
Segundo Pedro Ferreira, a câmara vai convidar várias entidades do sector associativo ao sector corporativo para participar no observatório, nomeadamente hotelaria, restauração e a Universidade de Aveiro.
O Observatório Municipal do Turismo irá proceder à análise de áreas tais como perfil do visitante, taxa de ocupação, dormidas e gastos “per capita” dos turistas.
Será ainda feita uma análise às necessidades de formação em estabelecimentos de restauração e bebidas, dos espaços com vocação para o setor do turismo de negócios e ao nível do Turismo Cultural, nomeadamente no que concerne às visitas em museus e outros espaços de animação turística.
Outra das tarefas do observatório será a realização de um estudo comparativo das nacionalidades e períodos mais representativos dos auto caravanistas na cidade de Aveiro e um estudo trimestral dos visitantes ao balcão do posto de atendimento municipal através de um questionário em múltiplas línguas.
Diário de Aveiro |