Apostada em inovar e oferecer ferramentas úteis para a comunidade, a Câmara Municipal de Águeda passa a disponibilizar, com suporte nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), um serviço de webmapping que possibilita a emissão de plantas de localização já com a área, terreno ou prédio devidamente assinalado.
A mais-valia deste projecto não reside apenas no facto de ser um serviço grátis, mas também no facto de ser possível obter este tipo de serviço sem qualquer deslocação à Câmara Municipal. O cidadão ou a empresa pode gerar um ficheiro a partir de casa, da empresa ou de outro qualquer com uma ligação à Internet, de forma mais fácil, rápida e económica, comparando com a actual deslocação ao edifício da Autarquia e os tempos de espera normais em atendimentos presenciais.
Este projecto foi desenvolvido no âmbito da operação +MARia [financiado pelo programa +Centro (QREN)], de forma inovadora com recurso a software livre e de código aberto.
A emissão de plantas é apenas um dos módulos já concretizados, integrando um conjunto que visa a Participação Pública dos cidadãos no âmbito dos Planos Urbanísticos e projectos apresentados pela Autarquia. Tem ainda como objectivo, gerir o licenciamento da publicidade, georeferenciada, através da Internet.
O acesso ao serviço é efectuado através de uma ligação existente no sítio-electrónico da Câmara Municipal de Águeda em www.cm-agueda.pt.
Diário de Aveiro |