ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DA GLÓRIA PEDE SOLUÇÕES PARA OS POSTOS DE TRABALHO DOS AUXILIARES DE EDUCAÇÃO NA FREGUESIA.

A Assembleia de Freguesia da Glória (Aveiro) aprovou, por unanimidade, uma moção do Bloco de Esquerda que pede soluções para os postos de trabalho dos auxiliares educativos dos jardins de infância.

O documento apresentado pelo BE foi motivado pela "insegurança laboral e contratual dos educadores, e pela preocupação já manifestada pelos pais". Assim, a Assembleia de Freguesia reconheceu que “continua à espera de uma resposta da Câmara Municipal sobre como manter a estabilidade dos postos de trabalho e da qualidade de ensino”.

A Câmara Municipal é ainda acusada de “ter negligenciado esta situação durante três anos seguidos com as contratações consecutivas quando já sabia que os postos de trabalho a ocupar eram permanentes”. A Assembleia de Freguesia, por unanimidade, demostrou o seu desagrado com a situação e exige uma resposta sobre como a autarquia pretende gerir o pessoal não docente.

Recorde-se que a Câmara Municipal espera atribuir a competência dos Jardins de Infância às Juntas de Freguesia. Em qualquer dos casos, "os direitos sociais e mesmo a permanência dos auxiliares de acção educativa está em risco após 1 de Janeiro".

O Executivo e a Assembleia de Freguesia da Glória acabaram por rejeitar a atribuição de competências da Câmara Municipal no que respeita ao Jardim de Infância de Santiago.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt