IPAM AVALIA POTENCIAL E RISCOS NA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS.

O IPAM acaba de criar um gabinete de apoio às empresas. A escola de marketing pretende ajudar, gratuitamente, os empreendedores da região a tomar uma decisão acertada no momento de avançar para a criação do novo negócio. O BIZness Preview é um gabinete que nasce no âmbito do projecto “Aveiro Empreendedor” com o propósito de identificar, atempadamente e com base nas actuais características dos mercados, os riscos associados à criação de novos negócios. Mediante sessões de acompanhamento individual, os futuros empreendedores podem validar as ideias junto de docentes da escola e empresários da região que, por sua vez, vão estimular, alertar ou desincentivar a implementação dos projectos em carteira.

Aquela estrutura pretende que 80 por cento dos negócios criados na região nos próximos 24 meses resista às adversidades da conjuntura económica.

Actualmente, em Portugal, a taxa de sobre vivência das empresas ao fim de um ano situa-se nos 73 por cento, um número abaixo da média dos restantes países da OCDE, que ronda os 80 por cento. Quase metade das novas sociedades (54 por cento) não chega a superar a barreira dos dois primeiros anos de actividade.

Caetano Alves, presidente das Talent Universities New Leaders e responsável pelo BIZness Preview, considera que “é tempo de as ideias de negócio e as condições dos promotores serem postas em causa por todas as vertentes, de modo a que o promotor tenha uma real noção dos perigos inerentes à constituição de uma sociedade num ciclo económico muito complexo”. “Acreditamos que em 2012, apoiaremos mais de 200 promotores a validar a sua ideia, criar propostas de valor e, se for o caso, lançar no mercado projectos estáveis, reduzindo a taxa de insucesso que hoje assola a maior parte dos novos empreendimentos” perspectiva o responsável.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt