MAIS CENTRO: REGIÃO CENTRO DO PAÍS EM DESTAQUE NOS PROJECTOS DE EXECUÇÃO NACIONAIS.

Alfredo Marques, Presidente da Comissão Directiva do Mais Centro destacou esta tarde na Gafanha da Nazaré o "peso" das empresas da região nos sistemas de incentivos do Quadro de Referencia Estratégico Nacional (QREN). As empresas da região centro pesam 43 por cento no total do investimento apoiado no país.

O Programa Operacional do Centro dispõe de uma dotação FEDER de 1,7 mil milhões de euros, a que se associa uma comparticipação nacional de cerca de 1,2 mil milhões, "alavancando" um investimento total de 2,9 mil milhões de euros nos sete anos de realização do programa. Considerando a verba total atribuída a Portugal para as Regiões, (cerca de 15 mil milhões de euros), correspondem à Região Centro cerca de 5 mil milhões, significando um investimento total na Região associado a estes dois Fundos entre 8 e 9 mil milhões de euros.

"Relativamente aos números ao nível da execução, acabaremos o ano com mais de 33 por cento de execução, pode não parecer um número muito elevado mas é preciso ver que a execução se mede como o total da despesa que já está realizada pelos promotores e validada pela estrutura de gestão, sobre o total da dotação do programa, é uma taxa confortável porque se a compararmos com as exigências da Comissão Europeia estamos numa posição extremamente confortável, muito acima do que é exigido para taxa de execução neste momento", assegurou.

"De facto, num total de 2.754 projectos aprovados no Mais Centro, 55 por cento dizem respeito a 2010 e 2011 e só neste ano foram aprovados 32 por cento desse total, os dois últimos anos são responsáveis por 55 por cento dos 2.300 milhões de euros de investimento".


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt