UA CELEBRA 38 ANOS E DISTINGUE FIGURAS DA ARQUITECTURA MUNDIAL.

A Universidade de Aveiro celebra 38 anos e distingue figuras da arquitectura mundial ligadas ao desenvolvimento do campus universitário. Os Doutoramentos Honoris Causa que a Universidade de Aveiro vai entregar aos arquitetos Alcino Soutinho, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, servem de ponto de partida para uma visita guiada pelos arquitectos. Essa visita guiada começa às 11h30.

É o único local do mundo onde se podem ver obras de dois Prémios Pritzker praticamente lado a lado. A Biblioteca da Universidade de Aveiro e o Depósito de Água, desenhados pelo pulso do arquiteto Álvaro Siza Vieira, e o Departamento de Geociências, projetado pela mestria do arquiteto Eduardo Souto de Moura, sublinham um Campus Universitário que se assume cada vez mais como autêntico museu ao ar livre da Arquitetura Portuguesa Contemporânea.

Hoje, a UA é pontuada por cerca de seis dezenas de edifícios imaginados por mais de 20 dos grandes arquitetos portugueses. A Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura, provavelmente os nomes nacionais com mais contorno na arquitetura mundial, acrescente-se, entre outras referências, Alcino Soutinho, Nuno Portas, Gonçalo Byrne, Pedro Ramalho, José Maria Lopo Prata, Adalberto Dias, João Carrilho da Graça, António José Matias ou Jorge Krol de Carvalho.

Só nos últimos dois anos a UA recebeu oficialmente mais de 6 mil visitantes que se deslocaram à academia com o intuito exclusivo de verem in loco o que de melhor nasce da arquitetura nacional das últimas décadas.

A atribuição dos títulos Doutor Honoris Causa está marcada para as 14h15, no auditório da Reitoria, será feita na presença do Primeiro-Ministro.

À noite, pelas 21h30, a Orquestra Filarmonia das Beiras, o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da UA (DeCA), e os solistas Isabel Alcobia, Nuno Dias, Raquel Luís, João Cipriano, Ricardo Toste e Cristiana Spadaro reúnem-se em concerto, na Sé de Aveiro, para celebrar o 38º aniversário da UA e o Natal. Com direção do maestro António Vassalo Lourenço, o espetáculo tem entrada livre.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt