ESPERMOGRAMAS A PREÇO DE SALDO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO.

Há espermogramas a preço de saldo na Universidade de Aveiro em campanha de alerta para a infertilidade dentro da comunidade académica. O preço é convidativo de modo a contornar o período de crise financeira e alertar para outro défice, o da fertilidade. Tendo em conta que 70 euros é o preço a pagar por um espermograma no laboratório da 2CTech, esta spin-off do Centro de Biologia Celular da Universidade de Aveiro propõe-se analisar o sémen da população da academia por 30 euros. A campanha de baixa de preços já arrancou.

Margarida Fardilha, uma das responsáveis da 2CTech e investigadora no CBC, diz que a campanha “Rastreia a tua fertilidade na Universidade” pretende ser um alerta para a questão da infertilidade que só em Portugal atinge cerca de 290 mil casais. “Há vários estudos que indicam que uma grande quantidade de álcool, de nicotina e de muito stress influencia negativamente o número de espermatozóides numa amostra de sémen”.

Por outro lado, aponta, “estamos numa altura em que cada vez mais casais decidem ter filhos numa etapa mais tardia da vida, e é preciso ter em conta que a fertilidade diminui também com a idade”. Assim, diz a investigadora, prevenir é o melhor remédio: “Quem tiver resultados problemáticos é aconselhado a ir a um urologista. Quem tiver um teste normal, pode pensar em optar pelo congelamento do sémen em clínicas de reprodução assistida de forma a serem utilizados mais tarde quando, devido ao avanço da idade, as hipóteses de ter espermatozóides férteis são menores”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt