Unanimidade entre os deputados intermunicipais. A Assembleia da Região de Aveiro aprovou Plano e Orçamento para 2012. Nestes documentos há 11 milhões de euros de investimento garantidos mas também muitas preocupações e indefinições. “Tudo o que são projectos em desenvolvimento estão garantidos por fundos comunitários. A solidez destes 11 milhões é muito forte”, adianta o autarca.
O futuro da empresa mista Águas da Região de Aveiro, nomeadamente no que toca ao plano de investimento de 100 milhões de euros, é uma das maiores preocupações da CIRA. “Já há sinais de preocupação. É urgente saber a vontade do accionista maioritário. A razão de ser da constituição da ADRA foi a sustentabilidade do plano de investimento. Se o Governo vier por isso em causa, põe em causa a empresa”, adianta o autarca.
Só esta semana foi nomeada a nova administração da Águas de Portugal. A Ministra do Ambiente, Assunção Cristas, tem pedido também mais algum tempo para tratar da Polis Ria de Aveiro. “Preocupa menos porque há sinais da Ministra de que o Polis continuará. Pelo menos globalmente. Nós comunidade assumimos todos os contratos”.
Cinco meses de tomar posse, é altura do Governo assumir compromissos. “Todos sabemos das dificuldades do país mas estes dossiês são importantes. Queremos o Hospital central e falámos da defesa da orla costeira”, reafirma o presidente da CIRA que promete marcação cerrada ao Governo. Diário de Aveiro |