Os deputados do PCP ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e João Ferreira, efectuaram uma visita ao distrito contactando com agricultores e pescadores na zona de Ovar e defenderam a importância de proteger os terrenos agrícolas do avanço de águas salgadas. Sugerem a dragagem, limpeza das margens e criação de diques para reter as águas “que além de causar danos na agricultura, invade também as habitações próximas”.
João Ferreira contactou com os pescadores de Esmoriz que reivindicam a adequação da medida das redes da “majoeira”, o acesso ao fundo de compensação salarial (porque estão numa praia e não numa barra ou porto) e a alteração da norma que exige um valor mínimo de facturação para renovação da licença para a arte “xávega” (5.700 euros).
Outra questão levantada é a urgência de eliminar a proibição do titular da licença se fazer acompanhar por um ou mais ajudantes, uma vez que é extremamente perigoso e difícil uma pessoa só praticar esta arte.
Os deputados do PCP e a DORAV comprometeram-se a levantar estas questões no Parlamento Europeu e na Assembleia da República. Diário de Aveiro |