ÉLIO MAIA CONSIDERA QUE AVEIRO SERÁ “CENTRO NEVRÁLGICO DE ROTAS À ESCALA GLOBAL”.

O Feriado da Restauração da Independência significa jornada de trabalho em Aveiro com reunião do Executivo Municipal. Sessão aberta ao público a partir das 20h30 desta quinta-feira no salão nobre dos Paços do Concelho.

Élio Maia já olha para 2012 e para os investimentos do próximo ano. Os partidos da oposição já foram chamados a conhecer as linhas gerais do Orçamento e o autarca que lidera o Município aproveita os últimos dias do ano para fazer balanço à actividade municipal. Como é habitual, mais do que o discurso oral Élio Maia prefere a escrita. São escassas as aparições, e menos ainda as tomadas de posição, de Élio Maia, com excepção de reuniões públicas de Câmara e Assembleias Municipais.

O presidente tem usado ultimamente, também, o boletim municipal. Na edição de Dezembro, a segunda depois de ter sido relançado com periodicidade bimestral, o autarca a cumprir o segundo mandato à frente da maioria PSD-CDS sublinha algumas obras que são "a marca da transformação e do desenvolvimento de Aveiro": O Centro de Alto Rendimento de Surf, em São Jacinto; intervenções no âmbito do Parque da Sustentabilidade; a nova Avenida das Agras ou a renovação do parque escolar.

É referido também aquele que Élio Maia considera como "o mais importante projecto das últimas décadas para o futuro de Aveiro": a ligação ferroviária, para passageiros e mercadorias, em velocidade alta, para Espanha e o resto da Europa. Se o Governo avançar mesmo, tornará "o Concelho num centro nevrálgico de rotas à escala global", antecipa o autarca independente, lembrando o potencial do investimento para fomentar o tráfego marítimo do Porto de Aveiro, "afinal o motivo preponderante da construção da infra-estrutura".

A ferrovia deve também "aprofundar a aproximação entre os municípios, incluindo os espanhóis, como Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, "dando passos para a criação do Eixo Ibérico", defende Élio Maia.

O autarca destacou, ainda, a ainda a criação da Rádio Às e o Orçamento Participativo.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt