AUTARQUIA QUER REFORÇAR APOSTA EM SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO LED.

A Câmara de Oliveira de Azeméis quer poupar 91 mil euros por ano com as alterações ao sistema de iluminação pública na cidade com instalação de reguladores de fluxo luminoso, relógios astronómicos e iluminação LED. A primeira fase do plano aconteceu na rua Bento Landureza, via requalificada em 2010 com inclusão de iluminação LED cuja tecnologia deverá alargar-se a várias artérias da cidade numa dupla perspectiva: reduzir a factura energética e melhorar a qualidade do serviço à população.

Em 15 anos, o tempo considerado útil da tecnologia, será possível uma poupança de 1,3 milhões de euros. O investimento a efectuar em equipamento é da ordem do meio milhão de euros, valor que será comparticipado em 80% pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON2) se for aprovada a candidatura apresentada pela autarquia. A componente financeira do projecto aponta para um investimento de 315 mil euros em reguladores de fluxo e 161 mil euros em iluminação LED.

A nível ambiental há ganhos a registar em termos de emissão de CO2 (dióxido de carbono) para a atmosfera (2053,15 toneladas/ano), enquadrando-se as medidas nas metas do Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética.

A factura energética em iluminação pública em 2009 custou ao município 743 mil euros, montante que subiu em 2010 para 850 mil euros. A iluminação pública representa 70% dos custos da autarquia com a energia eléctrica.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt