O Instituto Duarte Lemos, da Trofa, Águeda, celebrou a Semana da Ciência e Tecnologia com promoção da cultura científica. Durante uma semana os alunos andaram envoltos em ciência e tecnologia, apelos irrecusáveis ao conhecimento e promoção da cultura científica. As atividades tiveram início com uma palestra dirigida aos alunos do 8º ano de escolaridade com o título “A Física da Música” dinamizada por Rui Vilão, docente do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.
Entre os dias 21 a 25 de Novembro os alunos os alunos puderam visitar as microexposições sobre ciência e tecnologia onde tinham ao seu dispor ilusões de ótica, curiosidades científicas, entre outras. Além destas exposições, patentes durante toda a semana tiveram ainda a possibilidade de visitar a Feira de Minerais que também decorreu durante toda a semana onde foi possível admirar e adquirir minerais, rochas, fósseis e objetos de decoração e bijuteria feitos com estes materiais.
Tal como tem sido feito em anos anteriores, o IDL abriu as suas portas aos alunos 3º e 4º ano do 1º ciclo da escola de S. Sebastião da Trofa que participaram em atividades práticas de ciências dinamizadas pelos professores no laboratório e visitaram as microexposições e a Feira de Minerais.
No dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, realizou-se mais uma palestra, desta feita dirigida aos alunos do 7º ano de escolaridade e dinamizada pelos docentes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), João Oliveira e Victor Neto, da Universidade de Aveiro.
Os alunos tiveram a oportunidade de testar as suas capacidades inovadoras, projetando e construindo estruturas resistentes à base de esparguete. Numa competição saudável, os vários grupos tinham à sua disposição esparguete, um metro de fita adesiva, um pedaço de cordel, e ainda um marshmallow.
Saiu vencedora a equipa que conseguiu construir a estrutura mais resistente e mais alta, sendo a altura limitada pelo marshmallow. Nesta atividade, o objetivo principal foi estimular a capacidade de trabalho em equipa dos participantes, o que foi conseguido com grande entusiasmo.
Todas as atividades desenvolvidas ao longo da semana tiveram forte adesão por parte dos alunos, estimulando nestes o gosto pela ciência. Diário de Aveiro |