ÍLHAVO CONSEGUE REDUÇÃO DE PRODUÇÃO DE 800 TONELADAS DE LIXO EM MEIO ANO.

A produção de resíduos urbanos baixou no Concelho de Ílhavo 4 por cento, cerca de 800 toneladas a menos, em termos comparativos com o que é habitualmente produzido anualmente.

O desafio lançado pela Autarquia ilhavense junto da comunidade local, visava atingir esses números num ano, mas hoje, ficou a saber-se que a meta foi alcançada num período de tempo de sete meses.

Factos revelados por Ribau Esteves, Presidente da Câmara, na cerimónia realizada no Centro Cultural de Ílhavo que serviu para entregar a várias escolas do Concelho as Bandeiras Verdes que distinguem os melhores estabelecimentos de ensino, em termos de boas práticas ambientais, no arranque da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos.

"Temos de continuar a baixar a produção de resíduos, em Ílhavo, fixamos um objectivo que passava por reduzir a produção em 800 toneladas em 2011 e estamos quase a atingir esse objectivo", adiantando que "a campanha era para o ano todo, mas só começámos em Junho, é um excelente resultado", disse. "Estes números permitem que não suba, em Ílhavo, a tarifa, pelo facto de se ter baixado a despesa com o tratamento do nosso lixo, pouparemos largos milhares de euros porque essas 800 toneladas não serão, como é lógico, tratadas", referiu Ribau Esteves.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt