O Município de Oliveira do Bairro assinala, pelo segundo ano consecutivo, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Nos últimos 40 anos a quantidade de resíduos domésticos produzidos aumentou entre 1% a 2% por ano; em 2007, 522 kg de resíduos municipais foram gerados em média e por pessoa nos Estados membros da União Europeia, segundo o Eurostat.
A adesão do Município à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos procura instrumentos para tentar “conter o aumento que se vai registando da recolha de resíduos na recolha selectiva e na recolha de indiferenciados”. “Esta sensibilização é um compromisso que o Município quer assumir de forma cada vez mais presente”, como confirma o Vereador do Ambiente, Carlos Ferreira, “É urgente a mobilização para a mudança de comportamentos no que diz respeito aos resíduos. Queremos promover cada vez mais acções que ajudem a população a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão com acções concretas”.
Em Oliveira do Bairro a Câmara Municipal propõe para esta semana várias iniciativas que vão das escolas à população em geral. Em parceria com a SUMA, as escolas do 1º ciclo e os jardins-de-infância, recebem a partir desta semana, respectivamente, as campanhas “Nada se Perde” e “Suminhos”, sobre a temática da compostagem. Diário de Aveiro |