A Câmara de Ovar sugere a criação de um Serviço de Urgência Básico, em Ovar, com a instalação de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação, servindo a população de Ovar, Estarreja e Murtosa. Informação já dirigida ao Secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, “em que foram reiterados contributos, de natureza construtiva, para os trabalhos da Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência”.
O Presidente da autarquia, Manuel Alves Oliveira, deu conhecimento desta iniciativa aos membros do executivo na reunião desta semana. O Município de Ovar defende que o encaminhamento dos casos urgentes e emergentes deve continuar a ser efetuado para o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de São Sebastião, de Santa Maria da Feira, por razões de serviço público e de gestão criteriosa de recursos.
Lembra que a principal aposta tem sido centrada nos cuidados primários com o alargamento da rede de Unidades de Saúde Familiar no concelho (faltam apenas três freguesias) e no respetivo alargamento do horário de funcionamento.
Segundo Manuel Alves Oliveira, o objectivo é “garantir o cumprimento do protocolado com o Ministério da Saúde, em 2007”.
Na reunião desta semana, o Executivo aprovou, por unanimidade, a proposta de apoio ao associativismo e respetivos protocolos e contratos-programa, no valor de 372 mil euros para um total de 28 coletividades.
Também esta semana foi adjudicada a empreitada de “Construção da Ciclovia ligando os concelhos de Ovar e Estarreja”, no âmbito do Projeto Intermunicipal Cicloria, à entidade Paviazeméis, por 268 mil euros. Diário de Aveiro |