O Executivo Municipal de Aveiro aprovou, por maioria, a adjudicação da “Ponte Pedonal – Ligação da Baixa de Santo António ao Parque Infante D. Pedro” do Parque da Sustentabilidade pelo valor de 658 mil euros. Os três vereadores eleitos pelo PS e a independente Ana Vitória Neves, eleita nas listas da maioria, votaram contra.
Com o desenho, a autarquia procurou “geometrias e alinhamentos que reforçassem a continuidade dos dois Jardins, fomentando a ideia de que é a Avenida Artur Ravara interrompida pelos jardins e não os Jardins interrompidos pela Avenida”.
A obra proposta “pretende explorar um novo conceito de atravessamento” tornando-se uma “ponte ou plataforma Jardim”, à cota alta que fará a ligação entre as áreas verdes. Segundo nota da autarquia vai aparecer “como uma grande árvore metálica e proporcionará um passeio para pessoas e bicicletas, ao nível das copas das árvores, com zonas de sombra e de descanso”.
Os seus acessos serão em rampa e existirá uma escadaria em espiral a partir das novas áreas pavimentadas. Esta intervenção prevê, ainda, a requalificação dos percursos e espaços verdes ao nível do pavimento e novos alinhamentos e percursos.
O PS marca hoje posição sobre o avanço da ponte. Clarifica o sentido de voto dos vereadores do PS na reunião de ontem. Essa posição da estrutura liderada por Eduardo Feio está marcada para as 12h00. Diário de Aveiro |