A entrega das Bandeiras Verdes aos estabelecimentos de ensino do Município de Ílhavo premiados assinala o arranque da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos, que decorrerá até 27 de Novembro. As “Bandeiras Verdes” inserem-se no Programa/Projecto Eco-Escolas, tendo como principal objectivo reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelos Estabelecimentos de Ensino na melhoria do seu desempenho Ambiental. Ílhavo é o 3.º melhor Município do País no âmbito da dinamização do referido Projecto, com 29 Escolas e 2 Instituições de Solidariedade Social galardoadas.
A entrega de bandeiras está marcada para esta sexta-feira, às 18h30, em cerimónia que será realizada no Centro Cultural de Ílhavo.
As diferentes acções da Semana Europeia visam a sensibilização dos Cidadãos para a necessidade de redução da produção de resíduos. A autarquia de Ílhavo, em parceria com a SUMA, iniciou uma nova campanha de sensibilização de redução da produção de resíduos sólidos urbanos, subordinada ao tema “Menos Lixo, Mais Poupança”, com duração prevista de um ano, em que “alicia” os cidadãos com a redução da factura de lixos se for conseguida uma efectiva redução na produção.
No programa, já este fim-de-semana, destaque para a entrega de sacos de compras reutilizáveis em supermercados e no Ecocentro Municipal. Segunda-feira haverá Workshop “Recicla a pergunta, Reduz a dúvida e Reutiliza a resposta!” na Escola Secundária João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo; terça há aula “Comprar e Poupar” na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos José Ferreira Pinto Basto de Ílhavo e acção “Sustentabilidade também pode rimar com Solidariedade” sobre boas práticas de Reutilização de peças de vestuário na Obra da Providência. Diário de Aveiro |