CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA APROXIMAM ESTGA E UA DAS COMUNIDADES LOCAIS.

Os Cursos de Especialização Tecnológica são "ponte" para uma das ligações entre a Universidade de Aveiro e o tecido empresarial e a região em que se inserem.

Oliveira de Azeméis e Águeda acolhem as duas estruturas que funcionam com ensino politécnico.

Ministram cursos pós-secundários, não superiores, que visam "conferir qualificação profissional de alto nível com conhecimentos e capacidades de nível superior". Ontem foi dia de abertura oficial dos cursos deste ano lectivo com a entrega de diplomas a alunos que já concluíram a sua formação e a entrega de prémios aos melhores alunos da Escola Superior Aveiro Norte.

Gonçalo Paiva Dias, director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, referiu em entrevista à Rádio Terra Nova, que esta área de intervenção tem futuro e é o espelho da interligação entre a comunidade e a Universidade. "As escolas politécnicas desempenham um papel relevante, de maior ligação à região, com cursos de especialização tecnológica que abrange os Concelhos em que nos localizamos mas também outros e por vista destes cursos temos uma ligação muito próxima do tecido empresarial da região, por via dos estágios que os alunos tem de fazer nas pequenas e médias empresas", disse.

Desde o seu arranque em 2002/2003, os CET foram frequentados por cerca de dois mil alunos, sendo a UA responsável pela formação de 10 por cento do total nacional, neste nível de ensino. A análise do inquérito a antigos alunos de CET da Universidade de Aveiro permite aferir um elevado grau de satisfação e adequação da formação ministrada, com resultados efectivos na absorção por parte do mercado de trabalho.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt