COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA AM VISITOU UMTB EM EIROL.

A Comissão de Acompanhamento da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal visitou a Unidade de Tratamento Mecânico Biológico, em Eirol. Tratou-se de uma iniciativa que teve como principal objectivo dar a conhecer aos membros desta comissão, bem como aos presidentes das Juntas de Freguesia, o actual estado das obras da UTMB, que no próximo mês de Dezembro deverá entrar em fase de ensaios. Pedro Ferreira, vereador da CMA e Alberto Santos, Administrador da ERSUC, guiaram os membros das comissões.

Durante a visita às instalações, os membros das Comissões foram ainda informados de que no primeiro trimestre de 2012 a unidade começará a laborar em pleno. Actualmente, os acessos à UTMB são a grande preocupação da Câmara Municipal de Aveiro e do promotor do projecto, a ERSUC, que “lamentam o facto de por razoes externas ainda não ter sido possível iniciar a estrada de ligação prevista para aquela Unidade”.

A unidade de Eirol será toda automatizada, tendo sido equipada com o melhor equipamento, garantindo, desta forma, as melhores condições de trabalho e de tratamento dos resíduos. Contempla uma zona de triagem automatizada para separação dos recicláveis provenientes da recolha selectiva, uma unidade de preparação de combustível derivado de resíduos, uma unidade de valorização energética do biogás e um aterro sanitário de apoio, para além de uma ETAR que também foi construída.

Quando estiver em funcionamento, prevê-se que apenas 20 por cento das 180 mil toneladas de resíduos que anualmente irão ser tratados em Eirol sejam depositados em aterro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt