A Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais organiza o 17º Campeonato Nacional de Goalball e Aveiro recebe o pontapé de saída da época 2011-2012. O pavilhão Dr. Aristides Hall, na Universidade de Aveiro, recebe o arranque da prova com seis jogos da primeira jornada numa maratona que começa às 13h20 deste sábado.
A jornada conta com seis equipas provenientes de várias regiões do país em representação da ACAPO (Delegação Lisboa), Clube Atlético e Cultural, União dos Cegos e Amblíopes do Seixal, Grupo Desportivo Caldelas, Académico Futebol Clube e Olhar Activo (Sintra)
Esta competição tem oito jornadas, realizadas de norte a sul do país, com entrada gratuita e onde os atletas conseguem competir, mantendo a forma física e desenvolvendo capacidades que os apoiam no seu dia-a-dia.
A época estreia um novo modelo competitivo de oito jornadas, todas elas realizadas ao Sábado. As equipas realizam um total de três voltas durante as sete primeiras jornadas da fase regular com um total de seis jogos por jornada, excepto nas quinta, sexta e sétima jornadas onde se realiza um jogo suplementar.
Ao terminar a fase regular e após a contabilização da soma dos pontos conquistados por cada equipa, vão ser definidos dois grupos sendo os pontos acumulados transitados para a fase de grupos, em cinquenta por cento.
Esta competição tem lugar em várias cidades do país e envolve a participação de mais de 80 pessoas, entre elas contam-se mais de 60 atletas, árbitros, treinadores e outros colaboradores que lutam pelo crescimento da modalidade em Portugal.
A União de Cegos e Amblíopes do Seixal venceu o campeonato na época passada.
O Goalball é uma modalidade com uma atmosfera única dentro do recinto desportivo onde a audição e o tacto são dois sentidos essenciais. Com competições masculinas e femininas, o Goalball requer uma forte concentração e sentido de orientação, características essenciais para que pessoas portadoras de deficiência visual possam orientar-se também no seu dia-a-dia. Diário de Aveiro |