Na semana do riso em Vagos hoje o dia é preenchido com o autocarro do humor que vai passar pelas freguesias do concelho. Percorre todas as freguesias do Concelho a partir das 14h00 parando em todas para abraço grátis e sorrisos. À noite, às 20h45, há sessão de risoterapia com Fernando Batista na Escola Secundária de Vagos.
Ontem foi dia de risoterapia para idosos. Gargalhadas, abraços, palmas e uma experiência nova para 18 idosos, utentes do lar de S. Martinho, de Ouca, e do Centro Social de Calvão. Foi uma tarde diferente, com direito a sessão de risoterapia para idosos na Escola Secundária de vagos.
A iniciativa, integrada na semana do humor, foi dinamizada pelo docente Fernando Batista, com a colaboração de 20 alunos do 10º ano. “Há estudos que indicam que as crianças riem 300 vezes por dia e os idosos riem 15 vezes por dia. Neste estado em que os idosos estão mais amparados pelas instituições acabam por sentir-se mais tristes.
Arranjar ferramentas para alterar o estado de alma é importante. É a faixa etária em que se nota mais a eficácia da risoterapia”, explica Fernando Batista.
Claudino da Rocha, 88 anos, utente do Centro Social de Calvão, sempre gostou de rir e fazer rir. "É bonito. Isto de respirar fundo e rir faz bem à alma. Todos os dias faço rir as pessoas do lar. Aprendi muitas histórias com o Raul Solnado. Decoro tudo".
A semana de humor continua até domingo com diversas iniciativas no concelho de vagos. Diário de Aveiro |