Garantido apoio da Fundação Gulbenkian a um programa de apoio à leitura junto da comunidade cigana. Haverá duas turmas beneficiadas no concelho de Aveiro. A iniciativa tem uma característica especial. É dirigido especificamente à comunidade de etnia cigana do concelho. O projecto "Os lugares da história" contempla duas turmas, do ensino básico, a quem a técnica da Biblioteca Municipal, Teresa Nogueira, vai cativar mais para a leitura e escrita, depois de já ter trabalhado com as famílias.
"Onde estivemos a fazer uma história para depois apresentar aos filhos. Gostei dessa experiência e como tal escolhemos este projecto. São meninos com muitas especificidades. Muito fechados. São meninos diferentes de outros porque são muito tímidos. São segregados e sentem. Só são colaborantes ao fim de algum tempo", explica aquela técnica.
O apoio financeiro ronda os 15 mil euros, destinado à compra de livros. O projecto dura até ao final do ano lectivo que terá depois a edição de um livro a retratar a experiência e uma peça de teatro. Diário de Aveiro |