A Universidade de Aveiro homenageia Eugénio Lisboa com lançamento de livro. “Eugénio Lisboa: Vário, Intrépido e Fecundo – Uma Homenagem” é o título da obra que será apresentada na presença do Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, e de Maria Barroso. Engenheiro, diplomata, poeta, crítico e ensaísta, Eugénio Lisboa ocupou, entre 1996 e 2002, o lugar de Professor Catedrático Visitante, lecionando, no Departamento de Línguas e Culturas, as disciplinas de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa.
O encontro decisivo, em 1954, com a figura tutelar de José Régio, e uma irrepressível paixão pelas Humanidades levam este engenheiro de formação, a enveredar definitivamente, pelo domínio da literatura (nas suas diversas vertentes: criação literária, crítica e ensaísmo) e da cultura, desempenhando, durante 17 anos, o cargo de Conselheiro Cultural na Embaixada de Portugal em Londres, entre 1978 e 1995. A docência, em várias universidades nacionais e estrangeiras, será, a par da sua missão de diplomata, uma constante da sua atividade profissional.
A sessão, que abrirá com uma alocução do Reitor da UA, Manuel António Assunção, conta com a intervenção de individualidades convidadas e do próprio homenageado.
Haverá ainda um espaço dedicado à música (a cargo do Departamento de Comunicação e Arte) e à poesia de Eugénio Lisboa interpretada pelo poeta e ensaísta, Carlos Carranca, e pela cantora Amélia Muge. Sessão marcada para as 16h00 no auditório da Reitoria. Diário de Aveiro |