PRIMEIRA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DA ORQUESTRA DAS BEIRAS REALIZA-SE EM ÍLHAVO.

Pela primeira vez desde que foi criada, a Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) realiza uma residência artística. Assim, em Ílhavo, a OFB realizará os seus ensaios, durante uma semana, culminando num concerto integrado no programa Marés de Música 2011. Estes ensaios serão abertos a um público diversificado que poderá interagir com a orquestra, visitar o backstage e contactar diretamente com os músicos e o palco.

Criada com o objetivo de promover e desenvolver a cultura musical, através de ações de captação, formação e fidelização de públicos, a OFB pretende com esta residência divulgar, sensibilizar e formar o público em geral para a música, proporcionando um contacto directo com a orquestra, os seus instrumentos e o repertório de referência, incentivando o gosto pela música ao vivo, e pelo repertório da orquestra em particular, potenciando assim novos públicos.

No culminar da sua Residência, a Orquestra das Beiras apresentará um concerto no Centro Cultural de Ílhavo, no dia 29 de Outubro, pelas 21h30. Dirigido pelo seu maestro convidado principal, Ernst Schelle, o concerto começará com o Divertimento para Cordas nº 2, de Mozart. Para a interpretação do Concerto para Flauta e Orquestra nº 1, de Mercadante, a OFB contará com Adriana Ferreira, jovem flautista, vencedora do Prémio de Interpretação do Estoril 2010 e do Carl Nielsen Flute Competition 2010, talvez o mais conceituado concurso de flauta do mundo. A fechar este concerto, uma obra incontornável de Dvorak, a Serenata para Cordas.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt