ORÇAMENTO DE ESTADO: DISTRITO DE AVEIRO SOFRE CORTE DE CINCO POR CENTO EM 2012.

As Câmaras Municipais já podem fazer contas ao dinheiro para o próximo ano. Todos os Concelhos do Distrito de Aveiro vao sofrer cortes nas transferências do Estado em 2012. Globalmente o Distrito sofre um corte de 5 por cento. Em 2012, Aveiro deve receber, a título de transferências directas para os municípios do OE, cerca de 8,3 milhões de euros, menos 490 mil euros.

É o quarto Concelho com maior verba resultante da participação nos impostos do Estado.

Santa Maria da Feira aparece no topo da lista, com 17,2 milhões de euros, seguindo-se Oliveira de Azeméis que receberá 12,1 milhões de euros e Águeda, terceiro, com 9,4 milhões de euros.

O vereador das finanças da Câmara aveirense prevê mais dificuldades em 2012 para enfrentar os encargos da tesouraria, não só pelo efeito dos cortes orçamentais mas também de verbas não transferidas. "O esforço irá continuar, para o ano será mais complicado, sempre o disse e as Câmaras já vão em 22 por cento de transferências a menos da Administração Central e continua a parecer que as autarquias é que são as culpadas do que acontece", adiantando que "os municípios deram 200 milhões de lucro no primeiro semestre do ano, só a Segurança Social é que deu mais ao Estado, não é por nossa causa que a dívida cresce", disse.

Todos os municípios do Distrito de Aveiro perdem verbas do OE em 2012. A Murtosa, com 3,5 milhões de euros, é o que recebe menos.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt