As tecnologias wireless vieram massificar o acesso à Internet e potenciar novas aplicações, sobretudos nos smartphones e dispositivos tablet, como é o caso do I pad. A Wavecom é um dos caso de maior sucesso: tornou-se em dez anos líder de mercado em Portugal no planeamento e instalação de ligações wireless, exportando já 25% das suas soluções.
A empresa de Aveiro junta hoje na cidade especialistas, investigadores empresários, nacionais e estrangeiros, que vão abordar os desafios das tecnologias sem fio e, quem sabe, dar a conhecer algumas das próximas inovações. “Há muitos desafios tecnológicos com autarquias, indústria e nas áreas da saúde e logística”, adianta Mario Rui Santos, um dos fundadores da Wavecom.
As redes sem fio têm um papel importante na promoção da sociedade da informação e é um facto de competitividade da economia a ter cada vez mais em conta. “Os municípios que querem dotar as suas localidades de mecanismos de competitividade e de combate à infoexclusão e zonas que estão infoexcluídas e que desta forma podem entrar mo mundo digital. Sabem que é um factor de competitividade distintiva”.
Um dos projectos a figurar entre as apresentações é a rede Wimax financiada pela Câmara de Águeda para acesso público. O economista Daniel Bessa, presidente da COTEC, associação para a inovação, fecha os trabalhos. Diário de Aveiro |