AUTARQUIA DIZ QUE INCÊNDIOS NO BAIXO-VOUGA CONSUMIRAM 20 HECTARES DE MATO.

Estima-se que os incêndios que deflagraram nos últimos dias, em 3 zonas distintas do Bioria, em Estarreja, tenham consumido mais de 20 hectares de terreno. Segundo nota da autarquia, o levantamento da área ardida será feito após a extinção do fogo pela GNR, com a colaboração do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal.

Desde o dia 7 e até ao final do dia 10 de Outubro, última segunda-feira, estiveram envolvidos 259 homens e 59 viaturas no combate aos incêndios e sucessivos reacendimentos, que afectaram os concelhos de Estarreja e Murtosa.

O Vereador da Protecção Civil, Diamantino Sabina, no âmbito das suas competências, acompanhou e a actuou no Teatro de Operações, mobilizando o Serviço Municipal de Protecção Civil, o Gabinete Técnico Florestal e o Sector de Espaços Verdes, tendo a autarquia disponibilizado meios como a retroescavadora e cisterna para a criação de zonas de contenção, desobstrução de caminhos, corte de vegetação infestante e apoio ao rescaldo.

“A protecção civil municipal tem acompanhado de perto o Teatro de Operações e dentro daquilo que nos é permitido fazer, vimos disponibilizando meios, que, aliás, se têm revelado muitíssimo úteis no apoio ao combate aos incêndios”, informa Diamantino Sabina que mantém permanente contacto com as entidades de protecção civil. O Vereador da Protecção Civil Municipal numa nota que surge depois das críticas e das perguntas da concelhia do PS à acção da autarquia neste processo.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt