A conferência inaugural do ciclo “questões-chave da educação”, promovida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em parceria com a Universidade de Aveiro, é dedicada ao tema “Em causa: aprender a aprender”. Este encontro vai contar com as presenças da psicóloga norte-americana Lynne Reder, e dos psicólogos portugueses Paula Carneiro e Pedro Albuquerque. A moderação está a cargo de Carlos Fiolhais.
É possível aprender a aprender sem ter por objeto um determinado conhecimento? Como é possível aprender a enfrentar novos desafios? Estes são os temas centrais da conferência onde Lynne Reder, psicóloga norte-americana, falará das implicações das diversas teorias para as práticas educativas, e dois psicólogos portugueses – Paula Carneiro e Pedro Albuquerque – abordarão o tema partindo das questões relacionadas com a memória.
Lynne Reder é Professora de Psicologia na Universidade de Carnegie Mellon. É membro do Instituto de Interação entre Computador e Humano e do Centro para a Base Neural da Cognição. Formou-se em Standford e na Universidade do Michigan fazendo trabalho de pós-doutoramento na Universidade Yale antes de se associar à Universidade de Carnegie Mellon. É associada da Associação Americana para o Avanço da Ciência, da Associação Americana de Psicologia e da Associação para a Ciência Psicológica. Recebeu financiamentos da Fundação Nacional da Ciência dos Estados Unidos, Instituto Nacional de Saúde, Gabinete de Investigação Naval e Gabinete de Investigação Científica da Força Aérea. Publicou mais de cem artigos e fez numerosas comunicações convidadas.
A sessão, às 16h00, no auditório da Reitoria, é aberta a todos os interessados pela área da educação. Diário de Aveiro |