PRIMEIRO-MINISTRO NAS COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DA FÁBRICA DA TOYOTA.

O Primeiro-Ministro associa-se hoje às comemorações dos 40 anos da fábrica de Ovar da Toyota. Do Japão chegam também responsáveis pela marca comercializada pela empresa fundada por Salvador Caetano. Pedro Passos Coelho é esperado às 10h00 no aniversário de uma unidade de referência em Portugal.

A fábrica da Toyota em Ovar começou a laborar em 1971, com capacidade para montagem de meia centena de unidades por dia. Um investimento que chegou pela mão do industrial Salvador Caetano, falecido em Junho deste ano, depois de se tornar representante exclusivo da marca.

A Toyota celebra 40 anos em Ovar com, entre outras iniciativas, a saída de linha da unidade Dyna nº 100.000.

A fábrica, onde trabalham cerca de 400 pessoas, foi a primeira unidade de produção na Europa do construtor nipónico e está vocacionada desde 1980 para modelos comerciais que exporta para uma dezena de mercados na Europa. 

Em quatro décadas entregou 300.000 viaturas de diferentes modelos, sendo das mais competitivas do grupo.

O Vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Satoshi Ozawa, marca presença nas comemorações, esta segunda-feira, onde terá a companhia do PM Passos Coelho.

As consequências do terramato no Japão afectaram a unidade de Ovar. Entre Janeiro a Junho deste ano, a fábrica portuguesa da marca automóvel registou uma quebra de 26,9% no número de veículos produzidos, face ao primeiro semestre de 2010, tendo ficado pelas 941 unidades.

As previsões apontam para duas mil unidades até ao final do ano.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt