SEMENTES E VINHOS EM DESTAQUE NA MATA NACIONAL DO BUÇACO.

Várias actividades foram realizadas na Mata Nacional do Buçaco, no primeiro fim-de-semana de Outubro. A iniciativa “Sement Event”, que teve início no sábado e que decorre até ao próximo domingo, contou com a presença de vários especialistas na área. As bagas, os frutos e as sementes foram o mote para mais um “Domingos na Mata” e os vinhos estiveram em destaque, com a entrega das respectivas medalhas e certificados aos municípios e produtores vencedores do Concurso "La Selezione Del Sindaco”.

Até ao final da semana, as actividades continuam, na Mata Nacional do Buçaco.

A recolha de sementes (orientada pelas biólogas Rosa Pinho, Ana Vasques e Paula Maia, da Universidade de Aveiro) inaugurou a iniciativa “Sement Event”, que continua a decorrer, até ao próximo domingo, na Mata Nacional.

No passado sábado, Dia Mundial da Água, os participantes "tiveram a oportunidade de recolher sementes de espécies ripícolas (que ocorrem junto a cursos de água), responsáveis pela manutenção da qualidade da água, uma vez que actuam como filtro que retém a poluição difusa". Presente no início desta iniciativa, esteve Flávia Alfarroba, subdirectora-geral da Direcção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Dando seguimento ao programa do “Sement Event”, realizou-se ontem mais um “Domingo na Mata” dedicado às “Bagas, frutos e sementes”.

Fechado mais um ciclo anual, "o Outono é uma época de excelência na frutificação da maior parte dos arbustos silvestres". "No adeus ao Verão, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer estas espécies bem como as suas utilizações no dia-a-dia. Muitas delas são comestíveis e algumas com propriedades que proporcionam deliciosas geleias, compotas e licores", pode ler-se num comunicado de imprensa.

A Mata Nacional do Buçaco foi o local eleito pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho e pela Câmara Municipal de Mealhada para entrega das medalhas e certificados aos vencedores do Concurso "La Selezione Del Sindaco”. Um dos municípios premiados foi precisamente a Câmara Municipal da Mealhada e os produtores do Concelho, com o Vinho “Quatro Maravilhas da Mesa da Mealhada”.

A cerimónia de entrega de certificados aos municípios e medalhas aos produtores de vinhos, vencedores daquele concurso, teve início com uma prova de vinhos, altura em que António Jorge Franco, Presidente da Fundação Mata do Buçaco, elogiou o trabalho de todos os presentes e agradeceu à AMPV e à CMM a escolha do local para a entrega dos prémios.

Referiu ainda que 2012 será um ano de desenvolvimento de projectos com a AMPV, com quem a Fundação Mata do Buçaco firmou um protocolo em 2010. Ao encerrar a cerimónia, António Jorge Franco ofereceu à AMPV, um ecokit “Produtos da Mata”, realçando a importância das sementes, e de iniciativas como o “Sement Event”, não esquecendo que este é o Ano Internacional das Florestas.

No Sement Event, actividade dedicada à sensibilização para a importância das sementes na manutenção da biodiversidade da Mata Nacional do Buçaco, realizar-se-ão diversas actividades dedicadas a toda a família, algumas das quais completamente grátis.

Com actividades específicas para crianças e para adultos, "a iniciativa vai contar com a presença dos melhores especialistas nacionais e internacionais, de entre os quais se destaca o Paul Smith, director do maior Banco de sementes do Mundo, o Banco de Sementes do Milénio de Kew, no Reino Unido".


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt