Aveiro recebe um seminário internacional sobre “espaço público, acessibilidade e cidadania”. Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, o seminário surge integrado no Projecto Europeu “Active Access” do qual a cidade de Aveiro faz parte, sendo a única cidade portuguesa participante. Os trabalhos decorrem no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.
Conta-se ainda com a participação de Sónia Lavadinho, coordenadora do Centro de Transportes, EPFL – Suíça e de Bernard Lensel, Presidente da Associação de Urbanistas do Território – França, que apresentarão as experiências de intermodalidade de transportes e a partilha do espaço público em Lausanne e a estratégia para peões na Grand Lyon.
Luísa do Valle, designer e investigadora, responsável pela Planta Turística do Porto, a fazer o doutoramento sobre a legibilidade e acessibilidade nos Mapas Pedonais fará uma intervenção.
Por último, destaque para a participação da Universidade de Aveiro, em particular da intervenção no projecto de regeneração da Avenida Lourenço Peixinho.
Esta será a ocasião para a apresentação pública referente ao novo projecto que a Câmara Municipal de Aveiro está a preparar referente à acessibilidade para todos, financiado através de uma candidatura ao RAMPA. Este trabalho vai permitir estabelecer Planos de Acessibilidade para o Centro da Cidade (Plano Local) e para os Centros Urbanos das Freguesias (Plano Municipal). Diário de Aveiro |