A Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro venceu o Festival de Tunas de Eindhoven, na Holanda. Depois das experiências e dos prémios conquistados naquele festival em 2006 e 2009 com distinções ao nível de Melhor Tuna Feminina, Melhor Solista e Melhor Estandarte, a tuna aveirense voltou este ano ao concurso com um formato diferente que misturava tunas masculinas e femininas e triunfou.
As actuações foram os nos 16, 17 e 18 de Setembro de 2011 com prémios para 1ª, 2ª e 3ª Melhor Tuna (e os restantes prémios como Melhor Estandarte, Melhor Solista, etc.). No final das atuações, o júri anunciou as 5 tunas finalistas: 4 tunas masculinas e uma feminina, a TFAAUAv.
“Partilhamos convosco uma frase que ficará para sempre na memória de quem pode participar neste festival, uma frase dita pelo chefe do júri, ao anunciar o primeiro prémio “We’re going to make history tonight”. Assim, uma tuna feminina conquistou o prémio de 1ª Melhor Tuna num concurso com 15 tunas das quais 12 eram tunas masculinas”.
Para a Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro este prémio é motivo de “orgulho” e as distinções foram também para a conquista de “Melhor Estandarte”. De realçar que mais uma tuna portuguesa “chegou ao pódio”, a tuna Portucalense ficou em terceiro lugar. Diário de Aveiro |