"PRÓXIMO LÍDER AUTÁRQUICO SERÁ UM ADMINISTRADOR DE CONDOMÍNIOS" DIZ JOSÉ VAZ (PS).

A situação económica e social no País e no concelho de Ílhavo deverá marcar o arranque da agenda politica, no reatamento da Assembleia Municipal de Ílhavo, após as férias de verão. Para Rui Dias, do PSD, só o reforço de competências das entidades fiscalizadores poderá evitar, no futuro, a repetição de algumas derrapagens e a falta de informação sobre a real situação financeira dos organismos públicos. "Para além da incompetência de alguns dirigentes existe também irresponsabilidade dos reguladores e de quem tem a obrigação de sindicar isto, basicamente o Tribunal de Contas e o Banco de Portugal, isto é muito importante que se diga".

O aumento do IVA é motivo de preocupação para o PCP. O deputado José Alberto Loureiro diz que a partir de amanhã estarão criadas novas dificuldades à gestão das Câmaras Municipais. "De um dia para o outro resolvem aumentar o IVA em 17 por cento, na nossa casa, isso faz-nos uma grande diferença, agora, eu imagino quanto é que a Autarquia terá de aumentos, na electricidade e no gás para as escolas, por exemplo, como é que é possível", questionou.

Para José Vaz, do PS, a gestão dos próximos anos será mais difícil, até pela manutenção de equipamentos construídos ao longo dos últimos anos. "Apetece-me dizer que o próximo Presidente da Câmara será um administrador de condomínios porque não custa muito fazer as obras, mas, depois é preciso dinamiza-las e gerir os edifícios para que possam gerar receitas, para além de ter de pagar as dívidas à Banca", sublinhou.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt