UA ENVOLVIDA EM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM TIMOR.

Uma fase do trabalho está concluída mas "ainda há trabalho para fazer no apoio da Universidade de Aveiro à reestruturação do ensino secundário geral em Timor". O trabalho até ao 10.º ano está concluído mas segue-se uma nova etapa. O Ministro da Eduação timorense, João Câncio Freitas (na foto), já assumiu que espera continuar a contar com o apoio da UA na formação de formadores. "Estamos numa situação em que precisamos de ajuda, a Universidade de Aveiro é perita nesta área e nós vamos pedir-lhe professores e formadores para poder formar os nossos formadores em Timor e estou muito grato pela disponibilidade demonstrada pela Universidade de Aveiro para colaborar neste processo", disse no rescaldo de uma visita de trabalho a Aveiro, no fim-de-semana, num "ponto da situação de intercâmbios técnicos e pedagógicos".

A proposta de reestruturação do ensino secundário geral contou com contributos de especialistas da UA.

Uma equipa coordenada pela vice-reitora Isabel Martins, vai continuar a trabalhar neste dossier. "A primeira parte do trabalho, que diz respeito ao 10.º ano de escolaridade está concluída, com a disponibilização de todos os materiais escolares para a incrementação do ensino em Timor Leste, os programas das disciplinas, os manuais para os alunos e os guias dos professores, estão prontos, isto para 14 disciplinas que são da nossa responsabilidade e está em curso uma equivalência ao 11.º ano e a seguir para o 12.º ano", adiantando que "no final de 2012 teremos o pacote completo".

Além da elaboração do Plano Curricular foram também feitos programas das diversas disciplinas e até manuais escolares para os alunos e guias didácticos para o professor.

UA envolvida em processo de reestruturação do ensino secundário em Timor.
Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt