A Fábrica da Ciência comemora a “Noite Europeia dos Investigadores 2011”, um dos maiores eventos de divulgação científica. Para assinalar a data estão a ser realizadas iniciativas, desde o início de setembro, um pouco por todo o país, que culminarão com a grande Noite Europeia dos Investigadores, a decorrer em simultâneo em 320 cidades europeias, incluindo 17 portuguesas.
Financiada pela Comissão Europeia, esta iniciativa conta mais uma vez, com a colaboração da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, através da dinamização de eventos que pretendem fomentar a interação entre a comunidade científica e o público em geral. Alunos da Escola EB2,3 João Afonso de Aveiro visitam a Fábrica às 9h30 onde vão participar na Feira de Ciência.
Com um conjunto de oficinas que decorrerão em simultâneo, os participantes poderão interagir com robôs divertidos; conhecer os segredos da anatomia das flores; fazer um creme de mãos à base de azeite e ainda sais de banho, onde a produção do sal e as propriedades de algumas plantas são conteúdos abordados.
À noite, às 21h00, há teatro com a peça «Questão de Ar». É uma peça de teatro para comunicar ciência, dirigida ao público jovem e adulto, que se associa às comemorações do Ano Internacional da Química.
Ao longo da peça são transmitidos aspetos científicos associados à história das bebidas gaseificadas, naturais e artificiais, desde a produção de cerveja 6000 anos AC aos contributos de Joseph Priestley e outros, no século XVIII.
Também hoje, às 22h00, há café de ciência com investigadores convidados como Carlos Alberto Ruivo Herdeiro – Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Física da Universidade de Aveiro e Domingos da Silva Barbosa – Investigador do Instituto de Telecomunicações. Diário de Aveiro |