O Festival "O Gesto Orelhudo" comemora dez edições com programação dedicada à musicomédia internacional. Este ano, o festival deixa a tenda do Espaço d Orfeu e estreia-se na antiga Junta dos Vinhos, na baixa da cidade. De 4 a 8 de Outubro, com pré-abertura a 30 de Setembro, Águeda faz O Gesto Orelhudo.
É um festival de musicomédia, termo nascido da ideia de casar a música e o humor. O programa especial desta 10ª edição inclui repetentes (Bernard Massuir, Oskar e Strudel, Trigo Limpo teatro ACERT, Teatro Necessario e Artelier), estreias, não só no festival como no país (Cia. dos Palhaços, Mozart Group e Gadjo) e o envolvimento de projectos criativos locais (Fanfarra Kaustika e "Mal-Empregados", a nova criação d Orfeu). Há ainda o cruzamento de públicos com o circuito OuTonalidades que, para além do habitual encerramento festivo, terá também honras de pré-abertura no local, na sexta-feira anterior, a 30 de Setembro.
Este festival é uma iniciativa conjunta da d Orfeu Associação Cultural e da Câmara Municipal de Águeda, parceria ininterrupta desde 2006, com o apoio da Direcção-Geral das Artes, para além de inúmeros outros organismos. Um festival que, à 10ª edição, é ele próprio uma marca de Águeda. Diário de Aveiro |