NOVE PESSOAS APANHADAS EM FLAGRANTE A PESCAR ILEGALMENTE NA PATEIRA.

Nove pessoas foram apanhadas em flagrante a pescar ilegalmente na pateira de Fermentelos numa fiscalização de surpresa abrangendo os concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro.

Com a operação Pateira Limpa, o Serviço de Protecção de Natureza e Ambiente da GNR espera ter colocado fim, pelo menos durante algum tempo, à impunidade sentida por cidadãos e associações ambientais que pediram a intervenção policial.

No comunicado final, o comando territorial adianta que foi aberto um inquérito-crime “por suspeita de exercício de pesca com meios proibidos” e elaborados quatro autos de contra-ordenação a pescadores sem licença profissional.

Além da apreensão de vários tipos de "artes" e redes a GNR detectou 16 peixes de diferentes espécies, na maioria entregues a instituição social dado que estavam bons para consumo.

A operação de combate à pesca ilegal na lagoa envolveu meia centena de efectivos da Protecção Ambiental, do Destacamento de Intervenção, do Núcleo de Investimento Criminal, apoiados por uma embarcação específica trazida de Santa Comba Dão.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt