DIOCESE REGISTA AUMENTO DE MATRÍCULAS EM EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA.

Depois de uma década a perder alunos, a disciplina de educação moral e religiosa católica recuperou matrículas na Diocese de Aveiro. No novo ano lectivo são esperados cerca de 11 mil alunos, mais de metade da população escolar, do 5º ao 12º. “Começa a haver atitude diferente em relação à disciplina também por parte dos nossos colegas. Penso que é revelador do interesse nesta área”, adianta Elisa Urbano, directora do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar de Aveiro.

Há ainda outra razão apontada para o aumento das matrículas, que se prende com a aceitação de uma disciplina complementar à catequese. “Sempre tivemos dificuldades sobretudo na confusão que se fazia entre Moral e Catequese. Agora já se vai percebendo que não é a mesa coisa. A disciplina de moral é complementar. Agora são os próprios professores de 1º ciclo que estão interessados em que a disciplina seja implementada”, adianta Elisa Urbano.

A organização de horários é uma das dificuldades que subsiste. “No secundário há alunos tem que ter a disciplina numa tarde livre e tudo isso são dificuldades mas testamos a sentir algo que está a mudar”. Seis dezenas de professores que estão a dar aulas de ensino religioso contam regularmente com formação e o ISCRA funciona como elemento central nessa formação.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt